quinta-feira, 2 de julho de 2015

Para o pilates a posição sentada é o mal do século XXI

O pilates pode ser um bom aliado para combater as dores lombar decorrentes da posição de sedestação (sentada) adotada por secretárias, motoristas, professores, pesquisadores, arquitetos, juízes e para todos os profissionais que ficam sobre a maior vilã do século: a CADEIRA.

A posição sentada adotada por longo período de tempo é uma das causas que promove a retificação da coluna lombar (a perda da curvatura fisiológica) e isso causa a sobrecarga nos componentes passivos da coluna (disco intervertebral, ligamentos, nervos, etc.) podendo gerar um quadro agudo de dor significativa a qual pode tornar-se crônica.

Quando sentamos numa cadeira, todo o peso da parte superior do corpo é direcionado para a pelve, sem transferência das forças de sobrecarga para os quadris, músculos dos membros inferiores ou abdômen. Isto resulta em cargas elevadas para as articulações lombares mais inferiores como L4-L5 e L5-S1 (principais sequelas as famosas hérnias de disco).

Assim como a falta da ativação dos músculos profundos (músculo transverso do abdômen e multífidos) que estabilizam (que controlam os micros movimentos lesivos) a coluna lombar sofre um outro agravante, pois a ausência de ativação constante deixa-a instável (“frouxa”) perpetuando os quadros álgicos.

A posição sentada durante horas, todos os dias, leva a conhecida compressão dos discos intervertebrais, bem como a redução da mobilidade nos quadris. Sabe-se que os quadris são articulações projetadas para serem extremamente móveis com uma grande variedade de movimento, mas quando se mantém flexionados por muito tempo o quadril e a coluna tendem a ficar cada vez mais imóveis. Por outro lado, quando estamos em pé, as cargas colocadas que chegam na coluna vertebral são reduzidas por forma de uma dissipação de cargas que ocorre devido ao quadril, músculos da coxa e região abdominal. Essas estruturas, unidas, trabalham também para sustentar nosso corpo. Contudo, não ficamos em pé por todo tempo e assim os problemas aparecem comprometendo a saúde da coluna vertebral.

Os exercícios de Pilates promovem a organização da coluna neutra (manutenção das curvaturas fisiológicas da coluna vertebral) diminuindo as sobrecargas nas estruturas que envolvem as vértebras, o fortalecimento dos músculos estabilizadores e a mobilidade segmentar da coluna. Assim teremos uma coluna ESTÁVEL, FLEXÍVEL e sem DOR.

1- Hip Flexor Stretch 

​​Nível: Básico
Posição Inicial: Deitado com a pelve (quadril) apoiada no rolo, mantendo a coluna lombar neutra (manutenção da curvatura da coluna lombar), quadris e joelhos flexionados com os pés apoiados no solo.
Execução do Movimento: Inspire (apical e costal) e durante a expiração (máxima e forçada) contraia o músculo transverso do abdômen (levando o umbigo para trás e para cima, como se colocasse-o nas costas), flexione o quadril puxando o joelho em direção ao quadril contralateral alongando os músculos posteriores da coxa e estenda o quadril e joelho contralateral. Inspire e volte a posição inicial.
Objetivos: Alongamento de cadeia posterior inferior e quádriceps.
Músculos principais: quadríceps, iliopsoas, ísquios tibiais e transverso do abdome.
Estabilidade: coluna lombar
Mobilidade articular: quadril e joelho
Repetições: 4 repetições de cada lado.

2- Leg pull into spine stretc

Nível: Intermediário
Posição Inicial: Deitado com os quadris e joelhos flexionados com o centro da faixa no ante pé, cotovelos flexionados e apoiados no solo, com a coluna lombar neutra
Execução do Movimento: Inspire e durante a expiração, estenda os joelhos, flexione os quadris elevando a pelve e coluna lombar do solo, contraindo o abdômen, e flexione os ombros levando os membros superiores em direção a cabeça. Inspire e volte a posição inicial.
Objetivos: Alongamento de cadeia posterior inferior e região lombar.
Músculos principais: glúteo máximo, ísquios tibiais e paravertebrais
Estabilidade: coluna lombar
Mobilidade articular: quadril e coluna lombar
Repetições: 4 repetições de cada lado.

3- Classic Teaser

Nível: Intermediário
Posição Inicial: Deitado com os quadris flexionados e joelhos estendidos com a faixa apoiada nos pés, cotovelos flexionados e apoiados no solo, com a coluna lombar neutra.
Execução do Movimento: Inspire e durante a expiração contraia o abdômen ativando o músculo transverso do abdômen, flexione o tronco, até sentar sobre os ossos ísquios abduzindo os ombros levando os cotovelos para longe do tronco e puxando a faixa alongando os músculos dos membros inferiores.  Inspire e volte a posição inicial.
Objetivos: Alongamento de cadeia posterior inferior e estabilidade da coluna lombar
Músculos principais: glúteo máximo e ísquiostibiais
Estabilidade: coluna lombar
Mobilidade articular: quadril.
Repetições: 4 repetições.

4- Single leg circle

​​Nível: Básico
Posição Inicial: Deitado com os quadris e joelhos estendidos, segurando nas extremidades da faixa e apoiada na planta do pé, com a coluna lombar neutra.
Execução do Movimento: Inspire e durante a expiração contraia o abdômen ativando o músculo transverso do abdômen, flexione o quadril abduzindo-o e inspirando aduza o quadril (cruzando a linha média) estende-o até apoiar o membro inferior no solo até fechar o círculo.
Objetivos: Alongamento de cadeia posterior inferior, interna e externa e estabilidade da coluna lombar
Músculos principais: iliopsoas, glúteo máximo, ísquios tibiais, rotadores internos e externos, quadríceps e tríceps sural.
Estabilidade: coluna lombar
Mobilidade articular: quadril.
Repetições: 4 repetições de cada lado.

Sobre a Profª. PHD Eliane Coutinho e a Fisiociência®
Há mais de dez anos a Profª. PHD Eliane Coutinho fundou a Fisiociência® Pilates com o objetivo de capacitar fisioterapeutas, educadores físicos, médicos, terapeutas ocupacionais e dançarinos com curso superior a desenvolver e aplicar o método Pilates na prevenção, condicionamento e tratamento de distúrbios musculoesqueléticos. A Fisiociência® é um centro de formação com marca registada com reconhecimento Nacional e tem como base formações para profissionais e atendimento ao público com o original Pilates Clássico Cientíifco®. Com formação sólida, a fisioterapeuta é especialista em Avaliação e Intervenção do Aparelho Locomotor, Mestre em Processos de Avaliação e Intervenção em Fisioterapia pela UFSCar-SP e Doutora-PHD em Fisioterapia: Subárea em Plasticidade Músculo Esquelética pela UFSCar-SP com parceria com a Unicamp-Campinas e atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado no Método Pilates na USP-SP. Possui formação no Método Pilates Clássico pela linha Canadense Stott Education Program. Também é certificada em Water Pilates pela Aquatic Exercise Association (AEA), nos Estados Unidos. É membro da Pilates Method Alliance (PMA) nos Estados Unidos, maior órgão representativo do método no mundo, é membro fundador da ABRAPI (Aliança Brasileira de Pilates). Atualmente escreve o primeiro livro de Pilates Studio que será publicado em português no Brasil, pela Editora Phorte. Seus vídeos no canal do You Tube mostram a repercussão de suas aulas entre os profissionais.

Mais informações:
Studio Fisiociência® Brooklin/ SP (11) 3571-9597


segunda-feira, 29 de junho de 2015

Juliana Paes lança linha de esmaltes pretos coringas

Com quatro opções de escolha, os esmaltes foram desenvolvidos com nano partículas de Argan e Colágeno para ajudar no crescimento e fortalecimento das unhas


Qual será o esmalte de hoje? Não sei, Escolhe Você, Qualquer Um e Tanto Faz. Pode parecer indecisão, mas são os pretinhos nada básicos da coleção “Os eternos curingas” dos Esmaltes Juliana Paes. Os nomes dos esmaltes foram baseados nas frases que as mulheres dizem no salão quando não sabem que cores utilizar. E na dúvida, nada melhor do que apostar no preto, ainda mais com as opções fosca, com glitter e cintilante.

São 4 tons de preto que duram muito mais tempo, além de proteger e tratar graças à formulação exclusiva que conta com nano partículas de Argan e Colágeno, responsáveis por impulsionar o crescimento e fortalecimento das unhas. As cores ainda contam com secagem inteligente, que foi calculada a ponto de não dificultar a limpeza por parte da manicure, e também não impossibilite a cliente de pegar a carteira ou a chave do carro na hora de ir embora.

Esmaltes Juliana Paes

Preço sugerido: R$ 5,90

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Academias sem espelhos

Esta é a aposta da Curves - rede de academias só para mulheres, que se sentem mais motivadas e focadas nos exercícios e não na forma do corpo


Em todas as 124 unidades da academia CURVES - rede americana de academias de ginástica só para mulheres - não há espelhos nas salas de exercícios. Isso porque o incentivo e a proximidade das alunas com a instrutora precisam ser os principais focos e a ausência de espelhos faz com que as mulheres não se preocupem em olhar como estão realizando os exercícios, nem na comparação do corpo com as demais alunas.

Presente em mais de 80 países do mundo, tudo o que há na Curves foi pensado para manter as mulheres na academia motivadas a melhorar a qualidade de vida e não em alcançar um corpo perfeito, como em muitas academias onde homens e mulheres estão preocupados penas com a forma do corpo.

O método Curves foi criado por Gary Heavin, um americano que perdeu a mãe devido a problemas decorrentes da hipertensão e sentiu a necessidade de conscientizar outras mulheres a cuidarem mais da saúde. Após uma série de pesquisas, ele criou um circuito, com aparelhos hidráulicos desenvolvidos exclusivamente para a anatomia feminina, que reúnem exercícios aeróbicos e fortalecimento muscular em apenas 30 minutos, 3 vezes por semana.

Por serem equipamentos hidráulicos, que não dependem de acréscimo de pesos e, sim, da evolução dos exercícios para cada aluna individualmente, as alunas da Curves não correm o risco de terem lesões e trabalham todos os músculos do corpo de uma só vez.


Além disso, é comum encontrar nas unidades da Curves mulheres de todas as idades, desde adolescentes, até senhoras com mais de 60 anos, inclusive filhas, mães e avós treinando juntas.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Óleos corporais para combater o ressecamento da pele

Sugestões de produtos da Schraiber são veganas e cruelty free

Na temporada de inverno, quando a pele costuma ficar mais ressecada, a aplicação de um óleo corporal ajuda a manter a hidratação e reduzir a perda de água da epiderme. Existem os óleos que podem ser aplicados antes do banho e os que são indicados para uso após o banho, com a pele levemente úmida. Basta espalhar uma pequena quantidade, com massagens suaves nas áreas ressecadas. Resultado: pele macia e com um toque aveludado. Veja as nossas sugestões:


Óleo para Massagem Arnica & Calêndula Schraiber: tem dupla função: pode ser usado para hidratação e para massagem também. A arnica é reconhecida pelos seus benefícios no cuidado com a pele, por apresentar propriedades calmante, antisséptica e anti-inflamatória. Já a calêndula tem propriedades hidratante, cicatrizante e tonificante. O produto é uma excelente opção, especialmente para peles secas e sensíveis ou que sofreram algum tipo de agressão (fissuras, pequenos cortes e rachaduras ocasionadas pelo ressecamento). Além das propriedades específicas dos princípios ativos, esta formulação é rica em Ácidos Linoleico e Oleico, considerados essenciais para a manutenção da saúde e equilíbrio da pele, que proporcionam proteção e hidratação. Este produto faz parte das linhas Vegana, Kosher e Cruelty Free (não tem ingredientes de origem animal e nem foi testado em animais). Preço médio: R$ 26,00.


Óleo de Banho e Massagem com Amêndoa e Semente de Uva Schraiber: o óleo de semente de uva é rico em antioxidantes, por causa da presença de vitamina E em sua composição. Contém também Ácido Linoleico, que melhora a elasticidade da pele. O óleo de amêndoa é reconhecido por seu poder emoliente. A combinação confere ao produto propriedades amaciadoras e hidratantes, prevenindo o envelhecimento precoce da pele. Este óleo faz parte das linhas Vegana, Kosher e Cruelty Free (não tem ingredientes de origem animal e nem foi testado em animais). Preço médio: R$ 26,00.


SAC nacional: 0800 12 4522
SAC São Paulo: 11 4184 4522
Instagram: @laboratorioschraiber


Sobre a Schraiber

Com 25 anos de sucesso e tradição, a Schraiber tem ampliado sua participação no mercado por meio de uma estratégia focada no lançamento de produtos que conquistam a confiança dos consumidores, profissionais e empresas-parceiras (lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, varejistas e distribuidores). Seu portfólio é formado por suplementos nutricionais, cosméticos naturais, nutricosméticos e também matéria-prima para homeopatia e florais.

A Schraiber não testa seus produtos em animais, além de utilizar somente embalagens recicláveis. Outros diferenciais da empresa são as linhas com certificação Kosher e a Vegana (sem ingredientes de origem animal) – os produtos apresentam os selos de identificação nas embalagens. Em alinhamento com sua política de desenvolvimento sustentável, é apoiadora do PETA - People for the Ethical Treatment of Animals.

Desta forma, a empresa tem se destacado pela qualidade, controle na origem da matéria-prima e pelas ações de proteção ao meio ambiente, que demonstram respeito à biodiversidade.


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